quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Aberta as incrições para eleição de superintendente e vice.



Farsa em capítulos: Ceeteps abre inscrições para eleição de superintendente e vice



            A Deliberação CEETEPS número 05, de 01/10/2012, informa que estão abertas as inscrições para o cargo de Diretor Superintendente e Vice-Diretor Superintendente. O período é de 02/10/2012 a 15/10/2012. Os interessados devem entregar curriculum e plano de gestão.
            A informação acima é parte de mais um capítulo na farsa em que se constitui o processo eleitoral no Centro Paula Souza. Absolutamente pró-forma, a abertura de inscrições não tem valor real algum. É um jogo de cartas marcadas. A ascensão ao cargo de quem quer que seja não dependerá de nós, trabalhadores e estudantes do Ceeteps.
            Assim como na indicação nos dois mandatos de Marcos Antonio Monteiro e nos dois mandatos de Laura Laganá, seis pessoas, estranhas ao Ceeteps em sua maior parte, que compõem o Conselho Deliberativo do Centro, é que vão “eleger” os próximos dirigentes da autarquia. Elas enviarão ao governador uma lista tríplice para cada cargo e caberá a ele a canetada final.
            Através deste sistema, o Ceeteps vai sendo dirigido por pessoas ligadas ao PSDB, submetidas às demandas do partido, alheias aos interesses da comunidade e sem qualquer compromisso com os professores, funcionários e alunos. É por isso que temos o mais baixo salário da educação profissional e tecnológica do Brasil; é por isso que as condições de trabalho são ruins e, às vezes, até precárias; é por isso que a expansão do Ceeteps é feita ao sabor dos desejos e compromissos políticos; é por isso que não há democracia em nossa instituição e que, nos poucos rincões em que há alguma participação da comunidade, a escolha de diretores de unidades nem sempre acaba com a nomeação do primeiro colocado.
            Mas este quadro já foi diferente, quando elegemos diretamente um superintendente (o professor Elias Horani), em 1992. Isso mostra que é possível, se houver interesse da comunidade acadêmica, democratizar o Ceeteps.
           

Campanha

            O Sinteps propôs à comunidade a realização de uma ampla campanha pela democratização do Centro em 2012, com a participação dos trabalhadores e o envolvimento dos estudantes. O objetivo era pressionar o Conselho Deliberativo do Ceeteps a aprovar a realização de eleições diretas, seja na administração central, seja nas unidades, com a participação paritária (peso igual para professores, servidores e estudantes).
            Um abaixo-assinado circulou em várias unidades pelo estado e alguns atos públicos chegaram a ser realizados pelo Sinteps e pelas entidades representativas dos estudantes. No entanto, o envolvimento da categoria não foi suficiente para interferir, de fato, nas regras do jogo.
            Se queremos regras democráticas e se queremos respeito, é preciso ampliar a mobilização!

Nenhum comentário:

Postar um comentário